Michel Telles
Demanda por modelos maiores triplica no primeiro trimestre de 2021, de acordo com a fabricante nacional Armatti Yachts
FOTO: Divulgação
A pandemia mexeu com o comportamento do consumidor, que passou a valorizar o convívio com a família em ambientes maiores, e novas formas de lazer, também por conta das restrições impostas pelo isolamento social. A realidade foi constatada no mercado náutico brasileiro, que registrou crescimentos de mais de 20% em vendas de embarcações em 2020, de acordo com a Acobar. Já a fabricante nacional de lanchas premium Armatti Yachts registrou um aumento acima da média, um acréscimo de 30% em vendas, especialmente por modelos acima de 40 pés.
O suíço Éric lovey, empresário de 55 anos, é um dos clientes que adquiriu uma unidade da recém-lançada lancha Armatti 420. “Nunca havia comprado uma lancha. Tive a ideia de adquirir um barco há três meses, durante a pandemia. A tranquilidade e a privacidade são importantes. Foi assim que entrei no mercado náutico e comecei a buscar por opções de embarcações. Fiquei surpreendido com a marca brasileira Armatti Yachts, feita em Florianópolis, com um design belíssimo, alta qualidade e custo menor em relação às importadas”, diz Eric Lovoy que, apesar ter nascido na Europa e morar no exterior com a família, se considera manézinho (como são chamados os nativos da Ilha catarinense). Como possui casa em Santa Catarina, e vem com frequência a trabalho para o Brasil, optou por deixar a sua embarcação de 42 pés ancorada em Jurerê Internacional.
Já o carioca Antonio Lage, de 52 anos, fez um up-grade de modelo, trocou uma lancha de 36 por outra de 48 pés. “O Fernando estava lançando a Armatti 480 quando fomos visitar o barco no Rio Boat Show. Gostamos do modelo e perguntamos se poderíamos customizar da forma como minha mulher queria. Queríamos uma sala (convés) maior, com mais sofás e com aparência de uma sala de casa. Outras exigências eram ar condicionado em todos os cômodos e um convés bem gelado, com possibilidade de navegar como ar ligado todo o tempo, boa navegabilidade e estabilidade. Conversamos com o Fernando e chegamos à conclusão de que era possível, e ele aceitou o desafio”, lembra Lage.
Lage afirma que costuma navegar com a família pelo menos duas vezes por mês. “O melhor benefício para mim é o convívio familiar e a liberdade que o barco proporciona para decidirmos onde ir. Gostamos de navegar com a família para as ilhas da baía da Ilha Grande em Angra dos Reis”, avalia.
A fabricante nacional de lanchas premium Armatti Yachts sentiu essa mudança de comportamento e o aumento na demanda por modelos de lanchas de médio a grande porte.
“Passou a ser cada vez mais importante os momentos de convivência com a família e até o lazer a bordo. Dessa forma, vimos as pessoas optando por modelos com áreas generosas externas para o contato com a natureza, mas também com o conforto de uma casa com cozinha, banheiros e cabines para pernoite. Tanto que registramos um aumento três vezes maior no primeiro trimestre de 2021 por modelos acima de 40 pés, em relação a todo o período do ano passado”, analisa o CEO da marca Fernando Assinato que já se prepara para lançar o maior modelo da marca, de 51 pés.
Comentários
Relacionadas
Veja Também
País desempenhou um papel central na aprovação da resolução
Fique Informado!!
Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!