Cresce o número de casos de câncer de pulmão entre mulheres

Especialistas alertam para o aumento dos casos e agravamento da doença, destacando os principais fatores de risco

[Cresce o número de casos de câncer de pulmão entre mulheres]

FOTO: Reprodução/Freepik/ilustrativa

Os casos de câncer de pulmão em mulheres estão em ascensão globalmente, representando atualmente cerca de 9% dos diagnósticos oncológicos femininos. Há preocupações de que em breve possa superar o câncer de colo de útero, assumindo a posição de segundo câncer mais comum entre as mulheres.

Especialistas notam não apenas um aumento na incidência entre as mulheres, mas também uma tendência de casos mais severos. Segundo a oncologista Rosario García Campelo, diretora de oncologia do Hospital Universitario de La Coruña, na Espanha, comportamentos de risco estão correlacionados com casos mais graves de câncer.

"Aproximadamente 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados aos comportamentos dos pacientes. Se esses fatores fossem eliminados, o câncer de pulmão seria uma ocorrência rara. No entanto, observamos que esses comportamentos não só levam ao câncer, mas, no caso das mulheres, também resultam em casos mais graves e aparecem de forma mais precoce. Em geral, esses impactos só são sentidos na terceira idade, enquanto nas mulheres, surgem antes dos 60 anos", explica a médica.

Rosario destaca que muitas mulheres desconhecem os fatores de risco associados ao câncer de pulmão e não estão cientes de que podem ser afetadas pela doença. "Há uma preocupação muito justificada com o câncer de mama e cânceres ginecológicos, mas muitas mulheres não consideram incluir a saúde pulmonar em seus check-ups", enfatiza.

A oncologista identifica seis principais fatores de risco para a incidência de câncer de pulmão em mulheres como: Tabagismo: O maior fator de risco para câncer de pulmão em todas as idades e gêneros; Uso de vape: Os dispositivos eletrônicos de vaporização, populares entre os jovens, apresentam efeitos prejudiciais e inflamatórios para a saúde pulmonar; Histórico de Covid: Infecções respiratórias aumentam as chances de inflamações no órgão, contribuindo para o desenvolvimento de câncer no futuro; Consumo excessivo de álcool: O abuso de álcool está associado a um aumento nas chances de desenvolver câncer de pulmão, devido à inflamação e replicação irregular de células; Obesidade: Fator de risco complexo, mas estudos recentes indicam que, em mulheres, a obesidade pode ser um determinante ainda mais significativo do que em homens para o câncer de pulmão.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Comissão debate negociação do contrato de concessão da BR 116 e da BR 324, na Bahia]

Desde 2023, a comissão vem acompanhando as negociações do contrato de concessão entre o governo e a concessionária ViaBahia

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!