Crescimento econômico da América Latina e Caribe vai desacelerar em 2023, aponta Cepal

No geral, a expectativa é de que o crescimento combinado da região será de 1,3% em 2023

[Crescimento econômico da América Latina e Caribe vai desacelerar em 2023, aponta Cepal]

FOTO: Marcello Casal JR/Agência Brasil

A expansão das economias da América Latina e do Caribe deve esfriar no próximo ano, de acordo com declaração da Comissão Econômica da Organização das Nações Unidas para a região (Cepal) nesta quinta-feira (15).

No geral, a expectativa é de que o crescimento combinado da região será de 1,3% em 2023, de acordo com a Cepal. A projeção para 2023 ficou ligeiramente abaixo do crescimento de 1,4% estimado em outubro, enquanto a Cepal espera que as economias da região cresçam 3,7% este ano, ante uma previsão anterior de 3,2%.

O Brasil, maior economia da América Latina, provavelmente crescerá 0,9% em 2023, abaixo da expansão de 2,9% esperada para 2022, disse a Cepal.

A desaceleração do crescimento na América Latina e no Caribe vem em momento de “políticas monetárias restritivas, maior limitação dos gastos fiscais e níveis mais baixos de consumo e investimentos”, disse a Cepal em comunicado.

O México, segunda maior economia da região, deve crescer 1,1% no ano que vem, contra os 2,9% vistos para 2022. O país que deverá experimentar o ritmo de crescimento econômico mais acelerado da região é Guiana, que deve expandir-se 30%, enquanto o Chile deve ter uma contração de 1,1% em 2023.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!