Acontece na tarde deste domingo (17) a final do campeonato Norte-Nordeste de Velas Mirim, Infantil e Juvenil de Optimist
Competição foi destinada para crianças entre 7-15 anos no Yacht Clube da Bahia.

Foto: Osvaldo Marques
Sete atletas que navegaram da França a Salvador como forma de intercâmbio com o Clube chegaram nesta semana, além de outros que vieram dos EUA, para a final do campeonato Norte-Nordeste de Velas Mirim, Infantil e Juvenil de Optimist, na tarde deste domingo (17).
Jovens de 15 anos a 22 anos participam das navegações e realizam os treinos tornando o evento agradável e de grande valia para o aprendizado da navegação. Ao todo, são 67 participantes divididos entre as categorias como Optimist, Laser, Raquero, Veleiro, Robiquet, Snip, Star, Tornado, Vaurien, dentre outras.
Pais
O advogado Henrique Oliveira acompanha de perto toda a trajetória de sua filha Lavínia Oliveira, que nada desde os 2 anos de idade. Atualmente com 9 anos, a pequena já participa de algumas competições.
Para Henrique, o esporte é importante para o desenvolvimento. “É uma oportunidade para que ela entenda a importância de se cumprir as regras, ter atenção ao mar, aos elementos da natureza, isso não têm preço".
Joaquim Machado tem 8 anos e participa da competição. “Eu adoro o mar desde quando eu era um bebezinho. Aos 7 anos soube que já podia velejar e quis fazer a escolinha de Vela, que é um dos meus esportes favoritos hoje em dia, em amo velejar".
Além de instrutores dos barcos a Vela, a equipe de preparação conta também com Educadores Físicos como o Gabriel Cidreira e a Renata Agapito.
Eles auxiliam as crianças no fortalecimento dos músculos, sobretudo das regiões mais requisitadas do corpo, que é o abdômen e quadríceps.
“Visamos tornar a atividade lúdica para as crianças. Seja através de gincanas, tudo para deixar o ambiente divertido na hora de realizar as modalidades de ponte e agachamento", finaliza Agapito.