Crise hídrica: veja dicas para economizar com os gastos da casa

Pequenas mudanças na rotina podem fazer diferença no orçamento do mês

Por Da Redação
Às

Crise hídrica: veja dicas para economizar com os gastos da casa

Foto: Getty Images

A crise hídrica que atinge o Brasil afeta a economia em várias frentes e torna ainda mais complicada a expectativa de uma recuperação robusta da atividade econômica. Devido aos baixos níveis de água nas hidrelétricas, a alternativa foi reativar as termelétricas de forma emergencial. Dessa forma, a fim de cobrir os altos custos gerados pelas usinas termelétricas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) resolveu reajustar o valor da conta de luz no Brasil. 

Atualmente, a saída do brasileiro é economizar. Além da conta de energia, houve um aumento no preço da cesta básica e também no preço dos combustíveis, por exemplo. Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a renda média mensal dos brasileiros é de R$ 1.380. Antes da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o valor era de R$ 1.439. 

O impacto da queda reflete em outro dado: 14% dos brasileiros que não eram considerados pobres em 2019, estão nesta situação em 2021. Diante deste cenário, está cada vez mais difícil manter as contas em dia. Por isso, é preciso muito jogo de cintura para evitar gastos extras. Especialistas afirmam que pequenas mudanças de hábitos na rotina são importantes para uma boa economia, independente do quanto se ganha.

Pensando nisso, o Jeitto, aplicativo que concede limite de crédito de maneira descomplicada, separou cinco dicas práticas que podem ajudar a economizar durante o mês. Confira: 

1 – Tente fugir do horário de pico ao usar eletrodoméstico: o horário de maior consumo de energia é entre às 18h e 22h. O home-office está sendo um grande vilão da economia. É comum que, nesse período, a TV fique ligada e as luzes de diferentes ambientes acesas. Dessa forma, é preciso ficar atento. 

2- Evite guardar alimentos quentes na geladeira: o alimento quente faz a geladeira trabalhar mais, por isso, mantenha ele fora da geladeira até ficar frio e depois guarde para poder conservá-lo. O resfriamento demanda muito do eletrodoméstico, portanto exige muita energia. 

3 – Descubra quais são as frutas da época: você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com economia, certo? Pois bem, as frutas da época tendem a estar mais em conta no mercado e principalmente na feira, portanto, se puder, opte por elas. 

4 – Tampe as panelas ao cozinhar:  muitos não sabem, mas ao preparar a comida com as panelas abertas, o consumo de gás é maior e isso consequentemente gera um aumento na conta de gás ou a necessidade de comprar mais botijões por mês.

5 – Nada de banho demorado: essa é uma dica antiga, porém fundamental. Cada minuto a menos no banho gera em média uma economia de 23 litros de água. Ou seja, tome banhos rápidos, pois além de economizar na conta de água, o gasto com energia no caso de chuveiros elétricos, um dos equipamentos que mais consomem energia, será menor.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário