Cruzamento cria "super mosquito" em Jacobina, centro-norte da Bahia

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está pesquisando sobre o caso

[Cruzamento cria

FOTO: Reprodução

Um estudo realizado por uma empresa britânica chamada Oxitec liberou cerca de 12 milhões de Aedes Aegypti trângenicos machos em Jacobina, no centro-norte do Estado. 

A autorização deste cruzamento teve o parecer técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A proposta inicial era utilizar o inseto com mudanças no DNA para conter a população do mosquito já existente. O cruzamento entre o animal comum com o transgênico criou o "super mosquito" que pode ocasionar dengue, febre amarela, zika e Chinkungunya. 

A divulgação dessa super mutação foi feita na última terça-feira (10), em um artigo publicado pela Scientif Reports, do grupo Nature Research.

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular e da Moscamed Brasil que assinam o estudo tratam o assunto como uma “anomalia”. Eles afirmam que a chamada introgressão (troca genética) teria feito com que de 10% a 60% dos mosquitos Aedes carreguem ao menos um gene do encontrado no inseto geneticamente modificado, o OX513A.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Xi recebe secretário dos EUA e cobra aceitação de desenvolvimento chinês]

Xi citou os 45 anos de relações diplomáticas bilaterais, disse que enfrentaram "ventos e chuvas"

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!