Cruzeiros estão suspensos no Brasil até 21 de janeiro
Temporada pode ser cancelada se não houver adequação empresas e Governo Federal

Foto: Reprodução/ Agencia Brasil
Após os surtos de Covid-19, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil) interrompeu nesta segunda-feira (3) as operações em portos brasileiros. A medida é valída até o dia 21 de janeiro.
Em nota, a CLIA Brasil disse que nenhum passageiro poderá embarcar e os cruzeiros em curso devem terminar os itinerários pré-estabelecidos. “A suspensão temporária e voluntária ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até o dia 21 de janeiro. Os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejado”.
Segundo o comunicado, as empresas buscam se alinhar ao governo federal, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aos estados e aos municípios. A temporada de cruzeiros pode ser cancelada se não houve adequação entre eles.
Sem dizer quais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o governo avaliava possíveis alterações nas regras para cruzeiros. As diretrizes para entrada no país são decididas em conjunto pelos ministérios da Casa Civil, da Saúde, Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura, com assessoramento da Anvisa, que já orientou a suspenção da temporada de cruzeiros com base em "dados epidemiológicos nacionais e mundiais, especialmente sobre o aparecimento e a transmissão em território nacional da variante Ômicron".