CV ordenou trégua durante G20 no Rio a pedido de autoridade, diz jornal
A PF não identificou qual seria a autoridade que contatou a facção criminosa

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Mensagens indicam que o Comando Vermelho ordenou uma trégua durante a reunião do G20 no Rio, no ano passado, após pedido de uma autoridade, segundo a Polícia Federal. As informações são do jornal O Globo.
As mensagens teriam sido enviadas pelo traficante Arnaldo da Silva Dias, conhecido como Naldinho. "Hoje um representante das autoridades no Rio procurou o irmão que é sintonia pediu para nos segurar 7 dias sem guerras e roubo devido o G20 (são representantes de 20 países diferentes)", escreveu em 22 de fevereiro de 2024. A PF não identificou qual seria essa autoridade, de acordo com a reportagem publicada hoje.
Em 13 de março, Naldinho enviou outro "salve" reforçando a ordem e afirmando que a facção não iria "aturar mais desculpas". "Irmãos das comunidades CV venham se atentar em suas responsabilidades: pois o roubo no geral de carros, motos, etc, sem exceção continua proibido pela facção comando vermelho", disse.
Entre os dias 21 e 22 de fevereiro daquele ano, chefes das diplomacias das maiores economias do mundo se reuniram no Rio. O UOL procurou a Polícia Federal para confirmar as informações sobre as conversas interceptadas e aguarda um retorno.
Antes de enviar a mensagem para os faccionados, Naldinho compartilhou uma primeira versão com Edgar Alves Andrade. Doca como é conhecido o também líder do CV apagou as mensagens -a PF não conseguiu identificar o que ele escreveu. "O irmão que vier a se colocar acima da facção poderá ser punido conforme reger nosso estatuto", dizia a versão inicial do comunicado.
Naldinho é considerado pela PF o porta-voz do Comando Vermelho. Ele está preso na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3). O UOL tenta contato com a defesa dele.
Em novembro, o Rio sediou a reunião da Cúpula do G20. O encontro contou com a participação de dezenas de representantes de outros países, como o então presidente dos EUA Joe Biden, além de ministros do governo Lula e o presidente.
"Boa tarde a todos meus irmãos do permanente, irmãos hoje um representante das autoridades no Rio procurou o irmão que é sintonia pediu para nos segurar 7 dias sem guerras e roubos devido o G20 (são representantes de 20 países diferentes). Chegou hoje no Rio, para evitar isolamentos de irmãos que venha ter ligação em determinada área etc... Roubo ontem nos já tínhamos feito uma circular... agora queria dividir opinião com vcs da rua, pois aqui na casa maior e os irmãos do VP todos estamos de acordo em segurar esses 7 dias até porque se veio no diálogo eles demonstraro um respeito por nos. Gostaria saber irmãos da rua qual visão", relata o comunicado enviado por Naldinho, segundo a PF.
"Circular informativa. Irmãos, os roubos de carros, motos, cargas na geral continua proibido. Quanto mais roubos de lambanças que venha manchar nome da nossa facção. Se alguma comunidade vier há ter a verdadeira necessidade, procura uma sintonia com a cúpula maior e será analisado cada situação, em caso ao contrário o irmão que vier a ser colocar acima da facção poderá ser punido conforme reger nosso estatuto", primeira versão de salve do Naldinho, segundo a PF.