Economia
Consumidor encontra descontos que podem passar de 75% em artigos tecnológicos
FOTO: Reprodução/G1
Para aqueles que não conseguiram aproveitar a Black Friday, uma nova oportunidade para conseguir descontos é a Cyber Monday, que acontece nesta segunda-feira (02). A campanha, originalmente lançada nos Estados Unidos, tem o objetivo de estimular o consumo nas lojas on-line, com foco nos eletrônicos.
Este ano, o consumidor encontra descontos que podem passar de 75% em itens como smartphones, computadores e televisões, além de outros artigos tecnológicos.
Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre, acredita que campanhas como essas têm sido cada vez mais bem-sucedidas no Brasil e já começam a fazer parte da cultura dos consumidores brasileiros. “A Black Friday começou com o objetivo de antecipar as compras de Natal, mas cada vez mais vemos que as pessoas se planejam para comprar nessa época, analisando preços e pesquisando. E, com a Cyber Monday isso também tem começado a acontecer”, afirmou.
Para Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Cyber Monday é uma boa oportunidade para o comércio escoar os estoques. “Muitos dos eletroeletrônicos ganham novas linhas no início do ano. Então, essa liquidação é uma boa forma de acabar com os estoques que ainda restaram da Black Friday”, analisou Bentes, que sugere aos consumidores que não deixem as compras para o fim do dia, caso pretendam comprar um produto de modelo específico.
“Se o consumidor procura um celular de qualquer modelo, pode aguardar até o fim da campanha para ver se os preços vão baixar, já que o varejo quer acabar com os estoques. No entanto, se está de olho em um produto específico, é melhor comprar o quanto antes, se estiver com um bom preço, para não correr o risco de se esgotar”, disse.
A Proteste recomenda que o consumidor preste atenção ao estado do produto comprado na Cyber Monday. “Muitas vezes são produtos de mostruário ou que possuem algum tipo de defeito que não altera o funcionamento do aparelho, mas que precisa ser avisado ao consumidor no momento da compra. Caso a pessoa perceba que o aparelho está danificado depois de efetuar o pagamento, mas não foi avisada sobre esse problema, pode pedir a troca”, informou, Juliana Moya, especialista em Relações Institucionais.
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