'Dados do Inpe não deixam dúvidas', diz Mourão sobre desmatamento na Amazônia

Declaração do vice-presidente é contrário ao discurso do mandatário brasileiro

Por Da Redação
Às

'Dados do Inpe não deixam dúvidas', diz Mourão sobre desmatamento na Amazônia

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta quarta-feira (17), em entrevista ao UOL, que considera o desmatamento na Amazônia real. A declaração do general é contrário ao dito pelo presidente Jair Bolsonaro, que disse em discurso a investidores árabes, ao dizer que a Amazônia não pega fogo por ser úmida.

Para Mourão, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) "não deixam dúvidas". "Os dados que são divulgados pelo Inpe mensalmente por meio do sistema Deter, eles não deixam dúvida. Assim como teve um aumento em outubro, em agosto foi 33% menor. Você tem que analisar o ciclo, né. Então muitas vezes a imprensa dá o foco, nesse mês foi o pior, mas ninguém falou que agosto foi o melhor."

Mourão ainda disse que "o combate ao desmatamento passa por várias ações" e que asações de fiscalização e repressão a ilícitos ambientais não são suficientes.
"A ação que aparece mais é a fiscalização, pela ação de comando e controle, vamos fazer a repressão. Mas só isso não basta. Você precisa acertar a questão da regularização fundiária. Temos ainda problemas herdados de tempos atrás, onde terras indígenas e unidades de conservação foram demarcadas com gente no local já. E ninguém retirou essas pessoas de lá. É uma questão social, essas pessoas estão lá. E continuam a desmatar. Obviamente, porque tem que ganhar sua vida." 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário