Datafolha: apenas 34% dos eleitores de Lula consideram que ele fez mais do que o esperado até aqui
Pesquisa ouviu 2.028 pessoas acima dos 16 anos

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apenas 34% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera que ele fez mais que o esperado nos três primeiros meses de governo, segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no sábado (1º). Para 25% dos eleitores do presidente, ele fez menos do que o esperado.
O levantamento mostra ainda que 51% dos eleitores em geral dizem que o presidente não fez o esperado neste início de governo. Para 18%, ele fez mais do que o esperado.
Confira:
Eleitores de Lula:
25% acham que não fez o esperado;
37% acham que fez o esperado;
34% acham que fez mais do que o esperado.
Para os eleitores em geral, que inclui eleitores de Jair Bolsonaro e aqueles que votaram em branco, anularam ou não compareceram às urnas no segundo turno das eleições:
51% acham que não fez o esperado;
25% acham que fez o esperado;
18% acham que fez mais do que o esperado.
A pesquisa do Datafolha ouviu 2.028 pessoas acima dos 16 anos, em 126 municípios espalhados pelo país, entre quarta-feira (29) e quinta-feira (30).
A margem de erro geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Nos recortes de voto declarado, as margens são de 3 pontos entre eleitores de Lula e de 4 pontos entre os de Bolsonaro.
Avaliação do governo
O Datafolha divulgou também os dados sobre a avaliação do governo divididos entre quem votou em Lula e quem preferiu Bolsonaro na eleição. O desempenho do governo é melhor avaliado por quem votou em Lula.
Eleitores de Lula em relação ao governo Lula:
Ótimo/Bom: 71%
Regular: 24%
Ruim/Péssimo: 3%
Não souberam responder: 2%
Eleitores de Bolsonaro em relação ao governo Lula:
Ótimo/Bom: 7%
Regular: 30%
Ruim/Péssimo: 60%
Não souberam responder: 3%
O Datafolha divulgou ainda no sábado, um levantamento em que aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 38% dos brasileiros, e reprovado por 29%. São 30% aqueles que o consideram regular e 3% não souberam responder.
Em outro recorte, o levantamento indicou que, para 61% dos brasileiros, o presidente Lula se comporta sempre ou quase sempre como deveria.