Dating burnout: uso excessivo de apps de relacionamento leva usuários à exaustão e distúrbios mentais

Especialista sugere rotina de autocuidado para se proteger de expectativas e frustrações

[Dating burnout: uso excessivo de apps de relacionamento leva usuários à exaustão e distúrbios mentais ]

FOTO: Reprodução

Uma estafa emocional provocada pelo uso excessivo de aplicativos de relacionamento, conhecido como dating burnout, tem provocado distúrbios de ansiedade em alguns usuários. A dependência também causa dificuldade de estabelecer relações saudáveis e lidar com tristezas e alegrias típicas de uma vida amorosa ativa. De um modo geral, fala-se muito sobre matches que dão certo e pouco de dinâmicas complicadas, como as que começam com um nude sem consentimento ou terminam em ghosting. As informações são do jornal O Globo. 

A psicóloga Gisele Aleluia compara os aplicativos de relacionamento a um álbum de figurinhas, onde o usuário se apresenta com as características procuradas pelo outro, não necessariamente aquelas que ele carrega de fato. “Meia dúzia de palavras na bio, ou uma foto, não vão mostrar como o indivíduo realmente é. A frustração vem dessa crença de que dá para conhecer alguém a fundo menosprezando os detalhes que só a convivência do dia a dia proporciona”, analisa a profissional, que recomenda um olhar menos idealizado em abordagens virtuais românticas. “Plataformas de dating são só o primeiro passo. É necessário que haja um encontro presencial, para ter um feeling do que os dois querem.”

Para Whitney Wolfe Herd, fundadora do Bumble, app em que apenas mulheres dão início às conversas, as relações tendem a dar errado, seja em aplicativos de relacionamento ou fora deles, quando o amor-próprio anda em falta em uma ou nas duas partes envolvidas. 

“Existe uma epidemia de baixa confiança ao redor do mundo, ainda não há um entendimento do quão incrível e divino pode ser cada ser humano”, avalia a empresária. “Como uma pessoa vai conseguir amar alguém sem se amar? Queremos que nossos usuários sejam gentis uns com os outros, mas, principalmente, com eles mesmos. Só assim encontrarão parceiros românticos e respeitosos, e vão se sentir merecedores disso.”

Atento ao problema do dating burnout, o aplicativo criou uma cartilha para ajudar os usuários a identificarem os sinais e orientá-los a lidar com as frustrações na plataforma. Dar um tempo na utilização do app para se reconectar com pensamentos e intenções e seguir uma rotina de autocuidado estão entre as recomendações.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!