De acordo com CNI, impactos da covid- 19 na economia brasileira derrubaram a confiança dos executivos

O Índice de confiança do setor recuou 2,2 pontos em janeiro comparado com dezembro do ano passado

[De acordo com CNI, impactos da covid- 19 na economia brasileira derrubaram a confiança dos executivos ]

FOTO: Reprodução/ Agência Brasil

De acordo com a CNI, as incertezas sobre a evolução da pandemia de covid-19 e seus impactos na economia brasileira em 2021 derrubaram a confiança dos executivos industriais. O Índice de confiança do setor recuou 2,2 pontos em janeiro comparado com dezembro do ano passado, caindo de 63,1 pontos para 60,9 pontos. 

Por causa do recuo, índice ficou 4,4 pontos abaixo do registrado em janeiro de 2020. 

Apesar da queda em janeiro, o patamar de 60,9 pontos ainda indica otimismo por parte do setor, já que o indicador permanece bem acima da linha divisória dos 50 pontos a partir da qual novas quedas passariam a sinalizar pessimismo do empresariado.

De acordo com a avaliação da CNI, " apesar da chegada da vacina, o crescimento do contágio nos países europeus e, sobretudo, no Brasil, aumentou o temor da necessidade de se impor novas medidas de isolamento social. Adicionalmente, o ano de 2021 se inicia sem as medidas emergenciais de apoio às empresas e às famílias mais vulneráveis. Tais fatores provavelmente resultaram no recuo da confiança dos empresários". 

Dentre os componentes que formam o Índice de Condições Atuais, houve recuou de 59,5 pontos em dezembro para 56,7 pontos em janeiro. Já o Índice de Expectativas passou de 64,9 pontos para 63 pontos na virada do ano.


Comentários