De olho em inédita classificação para semifinais, Bahia recebe Fluminense pela Copa do Brasil
Tricolor baiano nunca passou das quartas de final da competição

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense
Começa nesta quinta-feira (28), às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, a saga do Bahia para tentar pela primeira vez avançar às semifinais da Copa do Brasil. O Tricolor encara o Fluminense, pelo duelo de ida das quartas de final da segunda maior competição nacional.
O Tricolor baiano luta contra o retrospecto negativo de sempre bater na trave nas quartas. Motivo de eliminação nas últimas duas edições da Copa do Brasil. Hoje, em um duelo também contra o Tricolor Fluminense, o Bahia espera finalmente chegar mais perto de disputar o inédito título.
O último duelo entre os dois times pela Copa do Brasil aconteceu em 2007, pelas oitavas de final. Naquela ocasião, o Bahia arrancou empate no Rio e o jogo terminou 1 a 1. Em Salvador, o Tricolor empatou em 2 a 2, mas como ainda existia a regra do gol fora de casa como critério de classificação, o Fluminense avançou para as quartas e no fim acabou se consagrando campeão da competição.
Para tentar deixar mais um adversário pelo caminho, o técnico Rogério Ceni deve contar com um grande reforço que estava fora um longo período por lesão, mas volta a ser relacionado depois de seis partidas fora de combate. Trata-se do atacante Erick Pulga, que pode começar a partida no banco.
Dos reforços recém-chegados apenas João Paulo poderá fazer a estreia com a camisa do Esquadrão. Isso porque Luiz Gustavo já jogou a competição com a camisa do Vasco e não poderá mais atuar por outro clube e Mateo Sanabria ainda está em recondicionamento físico. O argentino não disputa uma partida oficial desde o fim de junho.
Em compensação, o Tricolor conta ainda com desfalques importantes, como são os casos de Ademir, Caio Alexandre, Michel Araújo e Gilberto.
A provável escalação do Bahia para a partida de logo mais deve ser a seguinte:
Ronaldo (João Paulo); Santiago Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Nicolás Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Kayky, Cauly (Erick Pulga) e Willian José
"Monstro" de volta no Fluminense
O principal reforço que o técnico Renato Gaúcho terá na equipe é o retorno do zagueiro e ídolo Thiago Silva, carinhosamente apelidado de “Monstro” pela torcida, em razão de sua liderança técnica e da imponência em campo.
O zagueiro e capitão não atua com a camisa do Fluminense desde o dia 2 de agosto, quando sofreu uma lesão, mas já recuperado, deve ir à campo ajudar o Tricolor em busca da classificação.
Soteldo, Nonato e Cano também deixaram o departamento médico recentemente e também se tornam opções para o treinador Renato Gaúcho.
A provável escalação do Fluminense deve ser a seguinte:
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (Manoel), Freytes, Renê; Martinelli, Hércules, Nonato (Lucho Acosta); Canobbio, Serna, Everaldo.