/

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Defesa Civil de Salvador realiza simulado de evacuação na Capelinha de São Caetano e no Lobato

Notícias
Bahia

Defesa Civil de Salvador realiza simulado de evacuação na Capelinha de São Caetano e no Lobato

As ações promovem a capacitação das comunidades para enfrentar adequadamente situações de emergência

Por Da Redação
Defesa Civil de Salvador realiza simulado de evacuação na Capelinha de São Caetano e no Lobato
Foto: Divulgação/Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal), realizou na manhã de sábado (26), duas ações de simulações de evacuação nas comunidades de Voluntários da Pátria (Lobato) e Vila Picasso (Capelinha de São Caetano). As sirenes foram acionadas nos locais por volta das 9h.

Os moradores das regiões foram orientados por equipes da Defesa Civil, a deixarem suas casas e se direcionarem aos abrigos provisórios instalados no Centro Municipal de Educação Infantil Mario Altenfelder (CMEI), Lobato, e para o Centro Municipal de Educação Infantil Mosa Berbert, Capelinha.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explicou que “a participação proativa das comunidades nos simulados de evacuação de área é essencial ao objetivo de treinar os cidadãos para que saibam o que fazer no caso de acidentes e para que consigamos evitar e minimizar os efeitos da chuva em nossa cidade”.

De acordo com o diretor, as ações promovem a capacitação das comunidades para enfrentar adequadamente situações de emergência e permite a avaliação das ações realizadas e os recursos empreendidos ao longo das atividades de formação pela Codesal dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) que antecedem a atividade.

Nos locais de evacuação foram realizadas Rodas de Conversas sobre os temas "Ciclo de Cuidados com a Infância e "Os efeitos das mudanças Climáticas".

O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), é o responsável por tocar a sirene do do Sistema de Alerta e Alarme das áreas envolvidas. A partir de análises climáticas, a sirene será disparada em caso de chuvas intensas e um acumulado de 150 mm em 72h. 

A Codesal ainda vai realizar a formação dos Nudepecs, coordenada  pelo Setor de Ações Comunitárias e Educativas,  visa mobilizar as comunidades para participar das atividades de apresentação dos módulos didáticos que incluem temas sobre defesa civil, primeiros socorros, percepção de riscos, meio ambiente, prevenção de zoonoses, entre outros.

Até o início da Operação Chuva 2022, prevista para a segunda quinzena de março, serão realizados mais seis simulados em Bom Juá (01/03), Baixa do Cacau e Mamede (05/03), Moscou I e II (12/03), Bosque Real e Calabetão (19/03).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102