Defesa Civil de Salvador registra 114 ocorrências nesta segunda-feira
Maioria das ocorrências foi relacionada a ameaças de deslizamento: 43

Foto: Andrea Silva / TV Bahia
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 114 ocorrências nesta segunda-feira (12), após o período chuvoso em Salvador. De acordo com o órgão, a maioria das ocorrências foi relacionada a ameaças de deslizamento: 43. Além disso, também foram registrados 22 avaliações de imóvel alagado, 18 ameaças de desabamento, 17 deslizamentos de terra e três árvores ameaçando cair.
Foram registradas também duas ameaças de desabamento de muro, duas avaliações de área, duas infiltrações, duas orientações técnicas, um desabamento de muro, uma árvore caída e um alagamento de imóvel também foram registrados. Segundo informações do diretor geral da Defesa Civil da capital (Codesal), Sosthenes Macedo, os moradores de áreas de risco devem continuar em alerta porque o solo ainda está encharcado em várias localidades, e deslizamentos podem acontecer.
"Pelo solo já estar bastante encharcado pelas chuvas dos últimos dias, é motivo de preocupação, de tal forma que as pessoas precisam ficar sim em alerta, até que a Defesa Civil desmobilize e que elas possam regressar para suas casas, sobretudo nas localidades que contam com sistema de alerta e alarme", disse.
A Defesa Civil segue com plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Desde a última quinta-feira (8), as sirenes foram acionadas em vários bairros e localidades da capital, como Castelo Branco, Sete de Abril, Calabetão, Bom Juá, Lobato, Baixa do Cacau e Capelinha. No total, mais de 100 pessoas ficaram desalojadas e foram recebidas nos abrigos municipais.
Ainda de acordo com a Codesal, apesar do tempo ter amanhecido estável nesta segunda na capital baiana, há previsão de novas chuvas para a próxima sexta-feira (16). "Na semana passada, a previsão apontava que nós teríamos, na madrugada de quinta para sexta, e a chuva antecipou e foi uma chuva muito forte já nas primeiras horas do dia. A chance é que novamente seja antecipada para quinta. Nós teremos até quinta-feira um tempo mais estável, ainda com nebulosidade, mas um tempo que aponta risco de pancadas de chuvas em algumas horas do dia, mas em alguns momentos e localidades, a partir de quinta-feira, há sim a possibilidade de voltarmos a ter pancadas mais fortes em Salvador".


