Defesa Civil reconhece situação de emergência em oito municípios da Bahia atingidos por desastres naturais

Cidades localizadas no Ceará, Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte também foram apontadas

[Defesa Civil reconhece situação de emergência em oito municípios da Bahia atingidos por desastres naturais]

FOTO: Divulgação

O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na última quinta-feira (25), a situação de emergência devido à desastres naturais em oito munícipios da Bahia, eles são: Adustina, Barro Alto, Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa, Rio do Antônio e Maragogipe. 

Das oito cidades, 7 vivem um momento de estiagem. Já Maragogipe registrou chuvas intensas.

Além disso, das demais 172 localidades reconhecidas em situação de emergência no Nordeste, cento e cinquenta delas estão na Paraíba. 

No Rio Grande do Norte, as cidades de Senador Elói de Souza, Guamaré, São Francisco do Oeste, Riacho da Cruz e Serrinha dos Pintos lidam com a falta de chuvas. Já no Ceará, também enfrenta a situação os municípios de Tabuleiro do Norte, Tauá, Iracema e Orós.

Além disso, Canindé de São Francisco e Carira, em Sergipe, e Timbaúba, em Pernambuco, também foram reconhecidas em situação de emergência por desastres naturais.

Os gestores locais dos locais com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, ficam aptos a solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para atendimento à população afetada, assim como para o restabelecimento de serviços essenciais e para a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Caso desejem solicitar, a ação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações de cada município, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.

Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado para o município.

Alerta

A Defesa Civil Nacional informa que possui um sistema de alerta de desastres naturais gratuito. Assim, qualquer cidadão pode fazer cadastro, enviando um SMS com o CEP de sua residência para: 40199. Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!