Dembelé vence a Bola de Ouro e é o melhor jogador do mundo; Raphinha fica em 5º
O francês era considerado um dos grandes favoritos antes da premiação acontecer

Foto: Reprodução/X/@ballondor
Depois de um longo período, a Bola de Ouro volta a ter um vencedor inédito. Ousmane Dembélé, do PSG, foi eleito o melhor jogador do mundo na tradicional premiação feita pela revista France Football, junto ao jornal L'Équipe e à Uefa. Dentre os brasileiros, o atacante Raphinha, do Barcelona, ficou com a quinta posição, enquanto Vini Jr, do Real Madrid, ficou em 16º.
Dembélé também era apontado como grande favorito antes da premiação, por ter sido o grande protagonista no inédito título da Liga dos Campeões pelo PSG. Os franceses também faturaram com o Campeonato Francês e foi vice-campeão da Copa do Mundo de Clubes.
Dembélé, de 28 anos, teve 49 participações em gols em 53 partidas na temporada 2024/2025. O francês anotou 35 gols e deu 14 assistências em cinco competições que o PSG disputou, sendo que vinte e um deles foram anotados apenas na Ligue 1, torneio em que ele foi artilheiro, empatado com Greenwood, do Olympique de Marselha.
Dembélé se tornou o quinto jogador da França a conquistar o troféu e foi criado por um dos veículos mais tradicionais da imprensa francesa. O jogador se junta a Benzema (2022), Zidane (1998), Papin (1991), Platini (1983, 1984 e 1985) e Kopa (1958).
Confira o top 10 de jogadores na Bola de Ouro 2025:
3º- Vitinha (PSG e Portugal)
4º- Salah (Liverpool e Egito)
5º- Raphinha (Barcelona e Brasil)
6º- Hakimi (PSG e Marrocos)
7º- Mbappé (Real Madrid e França)
8º- Palmer (Chelsea e Inglaterra)
9º- Donnarumma (PSG e Itália)
10º- Nuno Mendes (PSG e Portugal)
A premiação leva em consideração o desempenho de jogadores na última temporada, desde o 1º de agosto de 2024 até o dia 2 de agosto de 2025. Todas as competições internacionais possuem avaliação dos jurados, com exceção dos Jogos Olímpicos de 2024, que foram considerados pela edição anterior.
De acordo com a "France Football", a Bola de Ouro segue com três critérios principais seguindo ordem de importância:
1) Desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante
2) Desempenhos coletivos e conquistas
3) Classe e fair play
A Argentina foi o país que mais teve vencedores da premiação, com oito conquistas. Todos os prêmios foram conquistados por Messi, maior vencedor da história. Alemanha, Holanda e Portugal são os países que vem na segunda posição, com sete títulos cada. O Brasil venceu a premiação em cinco oportunidades. Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007) foram representantes brasileiros.