Demitido por usar voo da FAB vai assumir carga no Ministério do Meio Ambiente

José Vicente Santini retorna ao governo oito meses após demissão

[Demitido por usar voo da FAB vai assumir carga no Ministério do Meio Ambiente]

FOTO: Reprodução/Tribuna de Barueri

Oito meses após ser demitido por utilizar uma aeronave da FAB (Força Área Brasileira), o ex-secretário-executivo da Casa Civil, José Vicente Santini vai assumir o cargo de assessor especial do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, com salário de R$ 13.623. 

A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União. A volta de Santini teve o aval do Palácio do Planalto após os três processos que ele respondeu ter sido encerrados por não apontarem irregularidade por ele usar o voo da FAB para ir à Europa e Ásia acompanhar uma viagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na época, Santini respondeu como ministro da pasta, substituindo o então titular da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que estava de férias. O ex-secretário, alegando falta de tempo hábil para cumprir os compromissos, utilizou o jato para ir a uma reunião do Fórum Econômico Mundial na Suíça, e depois se juntar à comitiva presidencial que estava na Índia.

Ele viajou acompanhado de duas assessoras, enquanto outros ministros viajaram em voos comerciais. Após a repercussão negativa do caso, Bolsonaro endureceu as regras para o uso de aviões da FAB. O presidente revogou o decreto anterior que permitia que os servidores que substituírem os ministérios de solicitação as aeronaves.

Atualmente, de acordo com o decreto de 5 de março de 2020, apenas o vice-presidente, os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal, os ministérios de Estado, além dos comandantes das Forças Armadas e o chefe do Estado -Maior Conjunto das Forças Armadas, podem pedir para voar de FAB.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!