Dendezeiro apresenta BRASILIANO 3: Lei da Vadiagem na SPFW N60!
Último capítulo da trilogia leva o funk para a passarela, unindo moda e manifesto

Foto: Portrait Hisan e Pedro
Na histórica 60ª edição da São Paulo Fashion Week, Dendezeiro retorna às passarelas para apresentar ‘Brasiliano 3: Lei da Vadiagem’, encerrando a trilogia que consolidou a marca como uma das vozes mais potentes da moda brasileira contemporânea. O desfile aconteceu ontem (18/10), no Parque Ibirapuera, e marcou um novo momento na trajetória da etiqueta baiana. O desfile reuniu nomes de destaque da moda, da música e das artes, entre eles Mc Cabelinho, Mc Carol, Urias, Jorge Conjota que desfilaram em um cenário vibrante, embalado por uma trilha sonora ao vivo de DJs convidados
A coleção parte de uma reflexão sobre os mecanismos de exclusão que moldaram o país. Fundado na tentativa de “não-existência” de grupos considerados minoritários, o Brasil usou a chamada Lei da Vadiagem para criminalizar corpos negros, periféricos e dissidentes. Mesmo após sua revogação, o peso simbólico da lei ainda recai sobre manifestações culturais e expressões populares.
Brasiliano 3 nasce dessa sobrevivência e celebra uma resistência que se reinventa e floresce. Inspirada nas estéticas dos Bailes Black dos anos 70 e 80, a Dendezeiro coloca a moda como ferramenta política e de memória — expressão viva nos bailes funks de hoje. A coleção une streetwear e alfaiataria, atitude e corpo em movimento — moda no ritmo do batidão.
Com looks inéditos, o desfile contou com trilha sonora ao vivo colocando o funk no centro da cena. “Encerrar a trilogia com Lei da Vadiagem é sobre devolver dignidade aos corpos que foram marginalizados. A gente transforma a passarela em baile porque entende que celebrar também é um ato político e existir é potência. A moda, pra mim, tem esse papel de ressignificar o que foi criminalizado, de transformar o que era visto como erro em orgulho. Quero que o público saia sentindo que ser ‘brasiliano’ é um gesto de liberdade”, afirma Hisan Silva, CEO e Diretor Criativo da Dendezeiro.
“Brasiliano 3 é um ponto de virada. Espero que o público se emocione, se reconheça e entenda que tudo o que construímos até aqui foi pra abrir caminho pra novas narrativas. A trajetória da Dendezeiro nos ensinou que o futuro da moda brasileira nasce da ousadia de olhar pro próprio território. Nossa contribuição é mostrar que o Brasil é direção”, diz Pedro Batalha, CEO e Diretor Criativo da Dendezeiro.
O artesanato também ganha protagonismo. Em parceria com o Ateliê Masanga — colaborador presente desde as duas primeiras edições de Brasiliano —, a Dendezeiro apresenta novas bolsas artesanais de miçangas e outros modelos feitos à mão, reafirmando o valor do fazer manual como gesto cultural e político.
Em meio a uma temporada marcada por conexões entre moda e indústria, a Dendezeiro conta com o apoio de Jordan, Magnum e Kenner como patrocinadores master. Um dos grandes destaques do desfile foi o lançamento mundial da Jordan, que escolheu a passarela da marca baiana para apresentar um tênis inédito, em sua primeira aparição oficial. Embora não seja uma collab, o lançamento próprio da marca marcou a história do evento e evidencia a potência dos encontros entre moda e cultura.
Em sintonia com o espírito livre da etiqueta baiana, a Kenner volta a cruzar a passarela da Dendezeiro pela terceira temporada consecutiva na SPFW. A marca carioca desenvolveu uma edição exclusiva da Raytek – sua primeira sandália com solado plataforma – nas cores da grife. Além disso, traz o modelo Megah Puffer, conhecido por unir tecnologia, conforto e estilo, personalizado com a assinatura da DDZ na sola e um lettering escrito "Brasil do Brasil" – ela chega nas cores verde militar e marrom, ambas com o pin "K" na cor branca. “A Kenner está sempre em sintonia com a expressão da cultura e da identidade. Entendemos que a moda é um palco para revelar autenticidade e senso de pertencimento, valores que refletem tanto no nosso estilo quanto na forma autêntica de desenvolver produtos e fortalecer a nossa comunidade”, explica Laura Leal, CMO da Kenner.
O Baile Essencial consolidou-se como uma das experiências mais marcantes do universo Dendezeiro. Depois de estrear em Salvador e repetir o sucesso no Rio de Janeiro — onde reuniu mais de 3 mil pessoas e personalidades ilustres como L7NNON, N.I.N.A, Bonde das Maravilhas, os atores Clara Moneke, Breno Ferreira e muito mais —, o projeto chegou a São Paulo como after oficial do desfile na SPFW N60.
Mais do que uma festa, o baile é um desdobramento da coleção, traduzindo em som e corpo a energia da passarela. Criado pela Dendezeiro como um ponto de encontro entre moda, música e ocupação de espaços urbanos, o evento carrega o mesmo espírito livre e provocativo que define a marca. Nesta edição, a Kenner Convida apresentou uma line-up especial com artistas de destaque da cena brasileira, incluindo um pocket show das rappers Tasha & Tracie, reforçando a conexão entre cultura, resistência e celebração que move tanto a coleção quanto a parceria entre as duas marcas.
SOBRE A TRILOGIA BRASILIANO
O projeto Brasiliano é um gesto contínuo de escuta e tributo às histórias do Brasil. Em Filhos do Sol, a Dendezeiro homenageou o sertão nordestino; em A Puxada pro Norte, celebrou a resistência amazônica na revolta da Cabanagem; e agora, em Lei da Vadiagem, volta o olhar para o Sudeste e as periferias urbanas, transformando o baile e o corpo em movimento em símbolos de liberdade e afirmação.
SOBRE A DENDEZEIRO
A Dendezeiro é uma marca baiana fundada por Hisan Silva e Pedro Batalha, trazendo como pilares a diversidade, inclusão e representatividade. A marca utiliza a moda como plataforma de emancipação, valorizando pessoas reais e unindo streetwear e alfaiataria em um DNA único no cenário fashion brasileiro. Ao longo dos últimos anos, conquistou reconhecimento nacional e internacional, além de prêmios nacionais e internacionais que consolidam sua força como um dos nomes mais relevantes da moda contemporânea no país e no mundo.