Dentista alerta para cuidados com a saúde bucal no consumo de comidas juninas

Alimentos mais duros e pegajosos são os que mais causam problemas aos dentes

[Dentista alerta para cuidados com a saúde bucal no consumo de comidas juninas]

FOTO: Pexels

No período de São João, uma das festas mais aguardadas durante todo o ano, a etapa mais esperada por muitas pessoas é a das comidas. E neste ponto, um assunto que requer bastante atenção é o cuidado com a saúde bucal no consumo das comidas típicas dos festejos. O pé-de-moleque, o quebra-queixo, a pipoca, o arroz doce, a  maçã do amor e a cocada, por exemplo, são algumas das várias delícias que podem trazer riscos para o sorriso.

De acordo com o dentista Dr. Alison Sodré, pós-graduado em reabilitação oral, os alimentos mais duros e pegajosos são os que mais causam problemas aos dentes, especialmente nesta época do ano. “Os principais problemas são: fraturas dentárias, fraturas de próteses e lentes de contato, além de quebra de acessórios ortodônticos, como os bráquetes por exemplo”, detalha 

“Recomendamos cortar ou quebrar os alimentos em pedaços menores e mastigar com cautela para não exercer uma força mastigatória muito forte na estrutura do dente, evitando fragilizar ou fraturar o mesmo”, alerta o dentista que é referência nacional em tratamentos com lentes de contato dental.

Além disso, Outra dica essencial para evitar danos nos dentes ou o aparecimento de cáries principalmente por conta do consumo das delícias juninas é fazer bochecho com  água após ingerir os doces. Dessa forma, é possível evitar que o açúcar fique grudado ou entre os dentes. O dentista também pede para não combinar alimentos doces com refrigerantes, pois essa junção oportuniza a descalcificação do esmalte do dente.

O Dr. Alison Sodré sinaliza que “os pacientes devem ter cuidado redobrado ao consumir essas comidas típicas para evitar desconforto neste período festivo. Além dos cuidados com a higiene bucal que por conta do consumo de açúcares e carboidratos, ficamos mais expostos ao surgimento de cárie”.

Caso perceba alguma alteração na boca, apresentando dor nos dentes ou sangramentos, o ideal é buscar um profissional para analisar e indicar um tratamento adequado. Visitar o dentista regularmente é a melhor forma de prevenir o aparecimento de doenças e manter a saúde bucal em dia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!