• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Denúncias de fraude eleitoral contra Castillo são arquivadas pelo Ministério Público do Peru

Denúncias de fraude eleitoral contra Castillo são arquivadas pelo Ministério Público do Peru

A decisão foi anunciada pelo Júri Nacional de Eleições (JNE), órgão máximo da Justiça eleitoral do país

Por Da Redação
Ás

Denúncias de fraude eleitoral contra Castillo são arquivadas pelo Ministério Público do Peru

Foto: CARLOS MAMANI / AFP

O Ministério Público do Peru arquivou seis denúncias apresentadas em junho de 2021 onde o partido Força Popular alegava fraudes nas eleições presidenciais vencidas pelo professor Pedro Castillo. A decisão foi anunciada pelo Júri Nacional de Eleições (JNE), órgão máximo da Justiça eleitoral do Peru. 

Em quatro regiões, os promotores provaram que não houve falsificação de assinaturas ou roubo de identidade de mesários das seções eleitorais, como alegado pela líder da oposição, candidata Keiko Fujimori e seus aliados políticos nacionais e estrangeiros e a maioria da imprensa de Lima, o que levou a um atraso de semanas na proclamação oficial do resultado.

O JNE informou na noite da última sexta (14) que foi notificado pelo Ministério Público de que não havia encontrado provas que justificassem a continuidade da investigação do suposto crime contra a fé pública nas seções eleitorais das regiões de Ancash, Cajamarca, San Martín e Arequipa.
 
Os promotores também afirmaram que os mesários confirmaram com provas as credenciais e certificados que receberam do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), que organiza as eleições, e que estavam nas seções de votação desempenhando suas funções e não foram substituídos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário