/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Deputada alemã se afasta de grupo de trabalho após declarações ofensivas contra ministro brasileiro

Notícias
Mundo

Deputada alemã se afasta de grupo de trabalho após declarações ofensivas contra ministro brasileiro

Beatrix von Storch é pressionada a deixar cooperação bilateral por comentários sobre Alexandre de Moraes

Por Da Redação
Deputada alemã se afasta de grupo de trabalho após declarações ofensivas contra ministro brasileiro
Foto: Reprodução | Agência Brasil

Um mês após ter se referido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como "o maior criminoso do Brasil", a deputada Beatrix von Storch, do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de ultradireita, anunciou seu afastamento de um grupo de trabalho brasileiro-alemão nesta sexta-feira, 16.

Em uma publicação nas redes sociais, Von Storch afirmou: "Tivemos a 'honra' de conhecer o maior criminoso do Brasil: Alexandre de Moraes. O coração de todo totalitário se derrete ao ver o poder desse senhor". No entanto, poucas horas depois, ela deletou a postagem.

Segundo o jornal alemão Taz, a congressista deixou o Grupo Parlamentar Teuto-Brasileiro, do Bundestag (Parlamento alemão), por pressão de alas de seu próprio partido. Em carta, von Storch afirmou lamentar a forma "nada diplomática" com a qual se referiu ao ministro, argumentando que suas palavras dificultaram o trabalho do grupo de cooperação bilateral.

A declaração polêmica foi feita alguns dias após a deputada participar de uma reunião com Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Von Storch é conhecida por ser antifeminista, defensora dos "valores cristãos" e apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Alexandre de Moraes é um dos principais alvos de críticas dos bolsonaristas.

Além de ser considerada ofensiva pela imprensa alemã, a declaração da deputada também foi vista como uma ofensa pelo governo brasileiro. O Brasil convocou o embaixador alemão, Heiko Thoms, ao Planalto para expressar seu descontentamento. Em seguida, Thoms anunciou que não participaria mais de eventos nos quais a deputada estivesse presente.

Envergonhados com as declarações extremistas, os demais membros do grupo Brasil-Alemanha pressionaram pela saída da deputada. Entre eles estava o deputado Manuel Gava, do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), que questionou o real interesse de Von Storch em construir um intercâmbio produtivo entre os dois países. Gava também classificou o comportamento da deputada como "vergonhoso e indigno".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102