Deputada estadual e marido são mortos a tiros em casa nos EUA
Crime é tratado como possível atentado político

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Na madrugada deste sábado (14), a deputada estadual de Minnesota, Melissa Hortman, e seu marido, Mark Hortman, foram mortos a tiros na cidade de Brooklyn Park. As autoridades investigam o caso como um possível atentado com motivação política.
O senador estadual John Hoffman e a esposa dele também foram alvos do mesmo suspeito. Ambos foram baleados, passaram por cirurgia e seguem em recuperação. Segundo o governador de Minnesota, Tim Walz, a situação dos dois é estável. “Os Hoffmans já saíram da cirurgia e estão recebendo cuidados, estamos cautelosamente otimistas de que eles sobreviverão a esta tentativa de assassinato”, declarou Walz durante coletiva de imprensa.
O primeiro chamado à polícia foi registrado por volta das 2h da manhã, quando os policiais foram acionados para socorrer Hoffman e sua esposa. Equipes realizaram os primeiros procedimentos de salvamento no local antes de levá-los ao hospital, conforme relato de Drew Evans, superintendente do Departamento de Apreensão Criminal de Minnesota.
Ainda durante a madrugada, por volta das 3h35, enquanto agentes faziam uma verificação preventiva na residência dos Hortman, os disparos voltaram a acontecer. Segundo Evans, ao chegar ao local, os policiais encontraram uma viatura com as luzes de emergência ligadas na garagem e o que parecia ser um oficial na porta da casa. Naquele momento, o suspeito abriu fogo, houve troca de tiros e ele conseguiu fugir a pé.
De acordo com o chefe de polícia de Brooklyn Park, Mark Bruley, o suspeito vestia um colete com Taser, distintivo e outros equipamentos semelhantes aos usados por policiais. “Esta é uma busca em larga escala”, afirmou Bruley. Ele também alertou a população: “Se alguém bater à porta e disser que é um policial, por favor, façam algumas coisas: primeiro, liguem para o 911 e confirmem que a autoridade está ali. Se for mesmo, a central poderá confirmar que essa pessoa é policial”.
Como medida de segurança, a polícia determinou que os agentes só atuem em duplas e um perímetro de isolamento foi estabelecido num raio de cinco quilômetros ao redor do Campo de Golfe de Edimburgo.
O Centro Estadual de Operações de Emergência foi ativado e diversas forças de segurança, incluindo o FBI, participam das buscas. O governador Walz afirmou nas redes sociais que os recursos do estado estão totalmente mobilizados.
A senadora Amy Klobuchar também se manifestou sobre o caso. “Este é um ato de violência impressionante. Sou grata a todas as autoridades policiais que estão respondendo em tempo real”, escreveu no X.
Já a ex-congressista Gabby Giffords, que sobreviveu a um atentado semelhante em 2011, lamentou o episódio em nota pública: “Minha família e eu conhecemos muito bem o horror de um tiroteio. Um ataque contra legisladores é um ataque à própria democracia americana. Os líderes devem se manifestar e condenar o extremismo violento que fomenta tudo o que este país representa”.