Deputado Arthur Lira é denunciado ao STF por corrupção passiva

Lira é um dos líderes do "Centrão"

[Deputado Arthur Lira é denunciado ao STF por corrupção passiva]

FOTO: Reprodução/ Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou na sexta-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) por corrupção passiva em investigação da Operação Lava Jato. Segundo as apurações, o parlamentar teria recebido R$ 1,6 milhão em propina da empreiteira Queiroz Galvão. O pagamento teria sido devido ao apoio do PP à manutenção de Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobras. Lira é considerado um dos líderes do chamado "Centrão", bloco parlamentar informal, do qual o governo se aproximou. 

Caberá ao Supremo analisar de receberá a denúncia. Se confirmado, uma ação penal será aberta e o parlamentar passará à condição de réu. 

Contudo, a defesa do deputado afirmou que Lira fez parte de um grupo que afastou Paulo Roberto Costa do partido após ter assumido a liderança do partido. E, segundo ele, isso teria motivado "reiteradas tentativas de envolver o parlamentar em ilícitos dos quais não participou".

Leia na íntegra

Arthur Lira fez parte de um grupo que assumiu a liderança do PP e afastou Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef do partido. Fato já provado e que explica a inimizade dos colaboradores e suas reiteradas tentativas de envolver o parlamentar em ilícitos dos quais não participou.

O doleiro diz que Arthur Lira recebeu indevidos valores por meio de um operador chamado Ceará, mas esse último – também colaborador – desmente tal versão em dois depoimentos. O próprio STF reconheceu as inverdades de Youssef em outros depoimentos contra Arthur Lira. Fundamentar uma denúncia nas palavras desse doleiro é premiar um ato de vingança contra alguém que se postou contra suas práticas.

Pierpaolo Bottini


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!