Deputado de Fortaleza publica vídeo sobre cartilha "imoral" infantil; Prefeitura diz que é fake news
Prefeito afirma que parlamentar será investigado sobre suposto crime

Foto: Reprodução
Um vídeo viralizou nas redes sociais em que o deputado estadual do Ceará, André Fernandes, (PSL), relata que recebeu várias denúncias sobre uma suposta cartilha que a Secretaria de Educação Municipal de Fortaleza encaminhou aos educadores de creches, que cuidam das crianças de até 6 anos, e contém informações imorais, sobretudo com temas pertinentes à “burguesia e fluência da religião, carícias e beijos, masturbação infantil”.
O deputado afirma que a cartilha influencia a “masturbação infantil” nestas creches em Fortaleza. Ainda no mesmo vídeo, o deputado afirma que a cartilha descreve que “dessa forma, nesse período as brincadeiras sexuais entre adultos e crianças ocorriam com certa frequência, estimulando a pedofilia”. O deputado afirma no vídeo que “falo isso sem medo: é verdade, sim”.
Vários relatos de imoralidade da cartilha são publicados pelo deputado André, que publicou na íntegra todo conteúdo e também os slides originais da suposta cartilha.
O Farol da Bahia entrou em contato com a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza e foi informado que se trata de uma fake news. O prefeito Roberto Cláudio se pronunciou sobre o caso, apontado a atitude do deputado como criminosa e disse que ele já é investigado.
Leia na íntegra a nota da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza sobre o caso:
A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza esclarece que já determinou a adoção de todas as medidas judiciais cabíveis, inclusive com pedido de instauração de Inquérito Policial, para apurar a autoria de crime com informações mentirosas vinculando o nome da Secretaria.
Ao mesmo tempo, quer informar que não há produção e distribuição de qualquer material pedagógico sobre sexualidade infantil para as unidades de educação infantil do Município e que o tema também não faz parte das diretrizes curriculares da educação infantil de Fortaleza.
Outrossim, reafirmamos total repúdio à abominável prática de notícias falsas que tentam manchar ou comprometer a crescente reputação nacional da educação infantil em Fortaleza.
Reafirmamos que o material veiculado é falso, tratando-se de montagem grosseira, utilizando indevidamente a identidade oficial da referida Secretaria Municipal.
Veja o vídeo:


