Deputados aprovam emenda que obriga a adiar o Brexit

Marcha por novo referendo já está nas ruas

[Deputados aprovam emenda que obriga a adiar o Brexit]

FOTO: Reprodução/Reuters

A emenda Letwin ao acordo de Brexit de Boris Johnson, que obriga o primeiro-ministro a pedir uma extensão do prazo de saída do Reino Unido à União Europeia, foi aprovada por deputados britânicos. 

Essa emenda suspende a aprovação do acordo até ser aprovada a legislação necessária para o aplicar. Todavia, Johnson diz que não o vai fazer e que apresentará esta semana a legislação para sair a 31 de outubro.

A votação surge depois de cinco horas de debate, o primeiro em 37 anos a um sábado no Parlamento britânico. A emenda foi aprovada com 322 votos a favor e 306 contra. Uma maioria de 16 votos.

"A oportunidade de ter um voto significativo foi passada, porque o voto significativo foi esvaziado de sentido", reagiu o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. "Continuo a acreditar que o melhor para o Reino Unido é para nós sairmos com este acordo a 31 de outubro", acrescentou, dizendo que não irá negociar uma extensão do prazo com a União Europeia.

Além disso, Boris revelou que espera que os deputados apoiem o acordo. "Não há atrasos e vou continuar a fazer tudo para garantir o Brexit a 31 de outubro".

O líder da oposição, Jeremy Corbyn, acusou na sua intervenção o primeiro-ministro de negociar um acordo pior do que aquele que havia. "Não se pode confiar neste governo e estes deputados não serão enganados"; afirmou. Ainda de acordo com Corbyn, o primeiro-ministro não está a ser honesto em relação aos efeitos deste acordo no setor do emprego e da produção, alegando que votar neste acordo seria votar para cortar empregos. "Se votarmos num acordo que torna os nossos eleitores mais pobres, não seremos perdoados por isso", disse o líder do Labour.

Em resposta, Boris Johnson disse estar "desiludido" com o tom de Corbyn, explicando que pensava que ele iria ser capaz de se mostrar ao nível do debate e votar de acordo com o que os britânicos disseram no referendo de 2016. E acusa o líder da oposição de não fazer o melhor para o país.

Manifestação 

Ao mesmo tempo que os deputados debatem no Parlamento britânico, milhares de pessoas enchem as ruas de Londres para exigir um novo referendo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!