Descoberto planeta semelhante a Júpiter a 520 anos-luz da Terra

Planeta Halla surpreende cientistas ao resistir a transição violenta de estrela que orbita

Por Da Redação
Às

Descoberto planeta semelhante a Júpiter a 520 anos-luz da Terra

Foto: Reprodução

Cientistas fizeram uma descoberta impressionante ao encontrarem um novo planeta localizado a 520 anos-luz de distância da Terra, que se assemelha ao gigante Júpiter do nosso Sistema Solar. Chamado de Halla, o planeta gasoso surpreendeu os astrônomos ao sobreviver a uma transição violenta pela qual a estrela que orbita passou. 

A descoberta foi feita por astrônomos coreanos e recebeu o nome de Halla em homenagem à montanha mais alta da Coreia do Sul, que é considerada um importante marco no país. O planeta orbita a estrela Baekdu, localizada na constelação de Ursa Menor e que é várias vezes maior que o Sol.

Halla encontra-se a uma distância de 68,8 milhões de quilômetros de Baekdu, o que equivale à metade da distância entre a Terra e o Sol. Por esse motivo, os cientistas classificam-no como um "Júpiter quente", uma categoria de exoplanetas que apresentam temperaturas extremamente altas.

Observações feitas pelo satélite Transiting Exoplanet Survey, da NASA, revelaram que a estrela Baekdu já consumiu todo o seu estoque de hidrogênio e agora está queimando hélio. Estudos também indicam que a estrela se transformou em uma gigante vermelha, levantando a questão de como o planeta Halla conseguiu sobreviver a esse processo.

O doutor Dan Huber, coautor do estudo, comentou: "Normalmente, quando um planeta é engolido por uma estrela, isso resulta em consequências catastróficas. Foi uma surpresa completa quando percebemos que Halla conseguiu sobreviver nas proximidades de sua estrela gigante."

Ao perceberem que o diâmetro de Baekdu, após a expansão durante sua transição, seria maior que a órbita do planeta, os cientistas realizaram estudos detalhados da região espacial utilizando o Observatório WM Keck e o Telescópio Canadá-França-Havaí.

Acredita-se que Halla, na verdade, esteja orbitando duas estrelas, o que explicaria como ele não foi engolido durante a expansão da gigante vermelha. Os astrônomos afirmam que durante esse processo, a fusão provavelmente estava ocorrendo, impedindo que qualquer uma das estrelas englobasse o planeta, enquanto cada uma se alimentava da outra.

Outra possibilidade levantada é que Halla seja um planeta nascido após a transformação que Baekdu sofreu, formado a partir de uma nuvem de gás criada por uma colisão catastrófica entre as duas estrelas. Essa teoria sugere que Halla seria um planeta de segunda geração, criado dentro desse sistema.

"É possível que Halla nunca tenha enfrentado nenhum perigo", afirmou o astrônomo e professor da Universidade de Sydney, Tim Bedding.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário