Desemprego no Brasil registra queda no mês de junho

Houve também uma redução na subutilização de mão de obra

Por Da Redação
Às

Desemprego no Brasil registra queda no mês de junho

Foto: Divulgação

A taxa de desemprego no Brasil, no trimestre encerrado em junho de 2019, estabilizou em 12%, atingindo 12,8 milhões de pessoas, mas registrou uma diminuição de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. No antigo período, entre janeiro à março, a taxa se manteve em 12,7%. Os dados foram coletados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Contínua (Pnad Contínua), que foi divulgada nesta terça-feira (31), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Houve também uma redução na subutilização de mão de obra. No período, que foi finalizado em junho, a taxa foi de 24,8%.

No trimestre anterior, a taxa alcançou 25%. No ano passado, no trimestre encerrado em junho, as taxas de desocupação e subutilização foram respectivamente 12,4% e 25,5%.

Há aproximadamente 12,8 milhões de pessoas sem trabalho no país e 28,4 milhões que trabalham menos horas do que poderiam. O rendimento real habitual também registrou numa queda de 1,3%, caindo de R$ 2.321 no primeiro trimestre do ano para R$ 2.290 na última mediação.

O número de desalentos (pessoas que desistiram de buscar empregos) se manteve recorde no percentual da força de trabalho, com 4,4%, o que acumula 4,9 milhões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário