Desemprego sobe para 14,4% na quarta semana de setembro, diz IBGE

Estimativa de desempregados aumentou em 700 mil em comparação com ultimo levantamento

[Desemprego sobe para 14,4% na quarta semana de setembro, diz IBGE]

FOTO: Reprodução/A Gazeta

A taxa de desemprego no Brasil subiu de 13,7% na terceira semana de setembro para 14,4% na quarta semana do mês, de acordo com os dados da Pnad Covid-19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta sexta-feira (16). Em apenas uma semana, houve aumento no número de pessoas buscando emprego, e redução no total de trabalhadores ocupados. 

A população desempregada foi estimada em 14 milhões de pessoas na semana de 20 a 26 de setembro, cerca de 700 mil a mais que o registrado na semana anterior, quando essa população totalizava 13,3 milhões. Para o IBGE, o resultado é considerado estatisticamente estável.

“Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, diz a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

A população ocupada e não afastada do trabalho foi estimada em 77,9 milhões de pessoas, ante um contingente de 78,2 milhões de trabalhadores registrado na semana anterior. Na quarta semana de setembro, 7,9 milhões de pessoas trabalhavam remotamente. Na semana anterior, havia 7,8 milhões de pessoas em trabalho remoto.

Esta é a última divulgação da pesquisa semanal. A coleta de dados por telefone continuará, para subsidiar as edições mensais da pesquisa, que devem continuar até o fim do ano, trazendo dados por unidade da federação e desagregações segundo características sociodemográficas e de trabalho. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Empresas do Brasil miram oportunidades no bilionário mercado de alimentos do Canadá! ]

Setor deve movimentar US$ 145,4 bilhões em 2024 e cresce, em média, 5% ao ano com importações de diversos países

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!