Desmatamento ilegal 'alarma o mundo' e gera crise de imagem, diz Pacheco
Declaração do presidente do Senado foi feita em Glasgow, onde acontece a conferência climática

Foto: Reprodução/Ministério do Meio Ambiente
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (9), em Glasgow, na Escócia, que o Brasil precisa reconhecer que o desmatamento ilegal "alarma o mundo" e causa crise de imagem para o país. A declaração foi dada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26).
“O problema maior é o desmatamento ilegal, que alarma o mundo e constitui uma narrativa consistente e forte em relação ao Brasil, o que faz com que tenhamos uma crise de imagem”, avaliou Pacheco.
Ainda segundo ele, todos devem ter o compromisso de "identificar o problema e reconhecer que estamos em rota de sua solução”, acrescentou.
Apesar disso, Pacheco ressaltou que a sociedade brasileira possui uma sensibilidade em relação ao clima e ao meio ambiente. “Há um amadurecimento da sociedade brasileira sobre o tema ambiental. E, antes disso, havia uma conscientização da imprensa nessa toada de aliar interesses de desenvolvimento econômico ao cuidado com o meio ambiente. Isso tornou-se uma realidade inafastável: são temas que só podem andar para a frente, e não mais para trás”, disse.
Participaram o evento o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), e o presidente da CNI, Robson de Andrade.