Detox digital nas férias: como as colônias podem ser aliadas na redução do uso de telas!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
Com a proximidade das férias escolares, cresce a preocupação dos pais com o tempo excessivo que crianças e adolescentes passam diante das telas. O chamado detox digital, prática que incentiva a redução do uso de dispositivos eletrônicos, ganha força nesse período e se torna uma oportunidade para melhorar a convivência familiar, estimular a criatividade e fortalecer vínculos sociais. Segundo Larissa Machado, psicanalista e diretora do Colégio São Paulo, unidade Tempo de Criança, “controlar o conteúdo e limitar o tempo de exposição a celulares, tablets e computadores contribui para o desenvolvimento cognitivo, melhora da qualidade do sono, reduz irritabilidade e favorece brincadeiras mais ativas. No entanto, colocar essa rotina em prática durante as férias pode ser um desafio para muitas famílias, e é justamente aí que as colônias de férias surgem como grandes aliadas”, afirma.
Com programações diversificadas, dinâmicas interativas e atividades lúdicas que estimulam cooperação, autonomia e exploração do ambiente, as colônias se tornam alternativas atrativas para que as crianças desconectem naturalmente. Em um espaço seguro e planejado, os participantes vivenciam experiências que substituem as telas por convivência real, movimento e criatividade. “As férias são uma oportunidade de fortalecer vínculos e estimular novas vivências. Quando tiramos o foco das telas e oferecemos atividades envolventes, as crianças se abrem para brincar, criar e desenvolver habilidades importantes para o seu crescimento”, reforça Larissa.
Visando criar uma rotina estruturada e uma programação diversa para entreter crianças e pré-adolescentes, o Colégio São Paulo, unidade Tempo de Criança, em parceria com a Vem Bryncar (@vembryncar), em Salvador, realizará mais uma edição da Colônia de Férias. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do telefone (71) 3451-5314 ou (71) 98253-3040 (WhatsApp). As atividades serão entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, atendendo crianças de 3 a 10 anos, em um turno ou integral, e serão abertas tanto para a comunidade interna quanto externa. A iniciativa é uma oportunidade para que pais e responsáveis iniciem o detox digital de forma leve e divertida, garantindo dias mais ativos, equilibrados e repletos de novas experiências lúdicas que respeitam a infância.


