Dez das maiores empresas da Bolsa tiveram lucro dobrado no 2º trimestre
Entre as empresas que mais se destacaram no período estão a Petrobras e a Vale

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Grandes empresas e bancos de capital mostraram em resultados no segundo trimestre que tiveram um dos períodos mais fortes de lucratividade dos últimos anos. Tudo ocorreu por conta do impulsionado na retomada da economia após as restrições da pandemia, pela alta de preços das commodities e pelo câmbio favorável à exportação.
O lucro de dez empresas que estão entre as maiores da Bolsa brasileira dobrou em relação ao primeiro trimestre de 2021, passando de R $ 52 bilhões para R $ 110 bilhões. Em relação ao mesmo período de 2020, os ganhos se multiplicaram por dez.
“Vários fatores externos contribuíram para o desempenho favorável das empresas, como a puxada forte de preços por escassez de alguns itens e a desvalorização do câmbio”, diz Rafael Cagnin, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). “Ainda estamos em processo de resgate de padrões de rentabilidade anterior à crise.”
Entre as empresas que mais se destacaram no período estão a Petrobras e a Vale. A petroleira (R $ 42,8 bilhões) e a mineradora (R $ 40,1 bilhões) teve lucros históricos de abril a junho.