Porto de Salvador pode operar com até nove embarcações ao mesmo tempo
Obras de ampliação devem melhorar capacidade operacional e impulsionar negócios

Foto: Reprodução
O Porto de Salvador tem capacidade para operar simultaneamente até nove embarcações. Segundo o diretor de Infraestrutura da Codeba, vice-almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, a infraestrutura do cais, juntamente com todo a tecnologia que o terminal possui, permite que essa quantidade de navios atraque e opere com segurança.
Na última terça-feira (16) , por exemplo, cinco embarcações operaram ao mesmo tempo, movimentando mais de 70 mil toneladas de produtos que entram e saem da Bahia. Foram aproximadamente 35 mil toneladas de trigo, vindas da Argentina, em dois navios, para o Moinho Canoelas e para o J. Macedo. Mais de 32 mil toneladas de concentrado de cobre foram importadas do Chile para a empresa Paranapanema, localizada em Camaçari, na região metropolitana.
Uma carga de 870 toneladas de projetos com 30 peças de hubs - para a produção de energia eólicas- fabricadas pela GE Renewable Energy - Onshore Wind, em Camaçari, foi exportada para a cidade de Pentacola (Flórida). O navio Uasc Al Khor, que veio do Rio de Janeiro, descarregou 84 contêiners e exportou 251 no Terminal de Contêiner. A embarcação segue para o porto marroquino, Tanger Med.
As obras de ampliação do Porto liberadas na última terça-feira (16) após vários imbróglios envolvendo a Prefeitura de Salvador devem melhorar ainda mais a capacidade operacional do equipamento e impulsionar negócios. O acordo do Brasil com a União Europeia e a manutenção das obras devem trazer ainda mais oportunidades para a cidade, onde o índice de desemprego é alto.
A retomada trouxe tranquilidade para 500 famílias que dependem unicamente dos ganhos adquiridos no trabalho da obra. "Graças a Deus a obra não vai parar. Senão meu filhos iam passar fome", diz o operário Antônio Silva. Com a ampliação do Porto, Sr. Antônio tem a esperança de conseguir manter um emprego com a carteira assinada e direitos: "A empresa é boa. Vai que dou sorte, se faço um bom serviço e eles 'me pegam' pra continuar? Graças a esta obra, a minha vida está melhor".