Dia Mundial do Emoji: descubra curiosidades sobre as carinhas mais famosas da internet

Saiba quais são os emojis mais utilizados em todo o mundo, quando surgiram as primeiras figurinhas e outros

[Dia Mundial do Emoji: descubra curiosidades sobre as carinhas mais famosas da internet]

FOTO: Divulgação

Nesta sexta-feira (17), é comemorado o 'Dia Mundial do Emoji', as carinhas que são super características da internet. Seja para expressar um sentimento, ilustrar animais e até romantismo, o dia do emoji é celebrado desde 2014 e o que muita gente não sabe é que os emojis surgiram há mais de 20 anos. 

Segundo a Emojipedia, empresa que faz o levantamento das figurinhas, atualmente existem 3.304 emojis cadastrados na Unicode, e qualquer pessoa pode sugerir novas figuras. A seguir, confira oito curiosidades sobre os emojis:

1- Como surgiu a data?

O Dia Mundial do Emoji foi criado pelo fundador da Emojipedia, Jeremy Burge, em 2014, e a data foi escolhida por causa do emoji de calendário do iOS, que exibe 17 de julho na figurinha. O objetivo da criação da data foi apenas celebrar os emojis e promover a utilização das carinhas.

2- O primeiro emoji

Os primeiros emojis foram criados pelo designer de interface japonês Shigetaka Kurita, em 1999, quando o profissional trabalhava para uma empresa de telefonia celular do país. Na época, ele criou um pacote com 176 ícones para serem utilizados em celulares da companhia. Os desenhos representavam fenômenos climáticos, expressões faciais e itens como corações, árvore entre outros. Segundo o desenvolvedor, a inspiração para as imagens foram os mangás, os pictogramas e revistas japonesas.

3. Emojis no museu
Em outubro de 2016, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) incluiu na sua coleção o pacote de emojis criados por Shigetaka Kurita. Segundo o Museu, o objetivo era ilustrar a transformação dos primeiros ícones para os atuais e promover uma reflexão sobre os costumes associados à escrita, e as mudanças que eles simbolizam.

4. Criação de novos emojis
Os emojis são atualizados globalmente pela Unicode, empresa responsável pela renovação ou inclusão de novas figuras em todos os sistemas operacionais. Qualquer pessoa pode solicitar a criação de um novo emoji e para isso, a empresa leva em consideração a procura pela figura na Internet, a relevância do tema, sugestões de petições públicas entre outros.

5. Monitoramento em tempo real
O site Emoji Tracker (emojitracker.com) contabiliza em tempo real quantas vezes cada emoji foi utilizado no Twitter. A plataforma atualiza os números analisando todos os tuítes publicados na rede social desde a criação do contador, em 2013. Atualmente, o site aponta como o primeiro lugar a carinha chorando de rir, com quase três bilhões de utilizações.

6. Palavra do ano
Em 2015, o tradicional Dicionário Oxford elegeu um "emoji" como a palavra do ano. A figura escolhida foi a carinha chorando de rir. Foi a primeira vez na história que a entidade selecionou uma imagem ao invés de uma palavra comum.

7. Emoji Awards
Desde 2017 a empresa Emojipedia realiza o 'World Emoji Awards', uma premiação anual que reconhece os ícones mais utilizados no mundo. A votação é realizada por meio da análise dos números de visitas às páginas dos emojis na Emojipedia, e também por votação no Twitter. Em 2019, o vencedor foi o emoji sorridente com corações.

8. Emojis mais usados no mundo

A Emojipedia diz que o emoji mais utilizado do mundo é a carinha chorando de rir (?), seguida pela carinha chorando copiosamente (?) e a carinha de súplica (?). Na lista também aparecem o coração vermelho, mãos postas, polegar para cima e rosto pensante. Em 2019, a carinha mais usada no Brasil foi o rosto com olhos de coração.


Comentários