• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Dia Mundial dos Professores alerta para falta de profissionais nas salas de aula, aponta ONU

Dia Mundial dos Professores alerta para falta de profissionais nas salas de aula, aponta ONU

Problema foi evidenciado pela pandemia e afeta áreas mais pobres

Por Da Redação
Ás

Dia Mundial dos Professores alerta para falta de profissionais nas salas de aula, aponta ONU

Foto: Unicef/Giacomo Pirozzi

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) celebram o Dia Mundial dos Professores nesta quarta-feira (5). Com o tema “A transformação da educação começa com os professores”, as agências alertam para a falta de profissionais nas salas de aula. 

Esse problema, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), foi evidenciado pela pandemia e vem afetando especialmente áreas mais pobres. Em mensagem conjunta, as agências revelam que serão necessários mais 24,4 milhões de professores no ensino primário e cerca de 44,4 milhões de docentes no nível secundário para alcançar a educação básica universal até 2030.

O documento foi assinado pela diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, a diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, e o secretário-geral da Internacional da Educação, David Edwards. Eles lembraram que a crise sanitária revelou que “os professores são os motores no centro de nossos sistemas educacionais” e ressaltam que a menos que as condições dos professores mudem, a promessa da educação permanecerá fora do alcance daqueles que mais precisam.

De acordo com os dados, a África Subsaariana e o Sul da Ásia precisam de mais 24 milhões de professores, o que representa cerca de metade da necessidade de novos profissionais nos países em desenvolvimento. Com algumas das salas de aula mais superlotadas do mundo, a África Subsaariana também abriga docentes mais sobrecarregados e sistemas com falta de pessoal, com 90% das escolas secundárias enfrentando sérias carências de ensino.

Segundo os representantes das agências, globalmente, 81% dos professores do ensino fundamental e 78% dos que trabalham no ensino médio são professores treinados. No entanto, na África Subsaariana, com poucas exceções de países, esses números são de 65% e 51%, respectivamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário