Dicionário Oxford: 'Emergência climática' é eleita a 'Palavra do ano'

Termo foi usado mais de 100 vezes desde 2018

[Dicionário Oxford: 'Emergência climática' é eleita a 'Palavra do ano' ]

FOTO: Reprodução | Kevin Lamarque/Reuters

Foi divulgado nesta quarta-feira (20) que a "Palavra do ano" de 2019, segundo o Dicionário Oxford, é "emergência climática". Segundo o dicionário britânico, o uso do termo aumentou mais de 100 vezes desde setembro de 2018. 

Os dados foram coletados em um banco com milhões de palavras em inglês.
A definição de "emergência climática" estabelecida pelo Oxford é: "uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis".

A editora elege, todos os anos, a palavra que, naquele período, atraiu um grande interesse. As palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri, que, segundo a instituição, escolhe o termo vencedor com base no "potencial duradouro" e na "significância cultural".

Palavras/expressões escolhidas nos últimos anos:

'Tóxico' - em 2018
'Youthquake' - em 2017
'Pós-verdade' - em 2016
'Emoji' - em 2015

O termo foi escolhido a partir de uma lista com outras expressões relacionadas ao assunto como, "ação climática", " crise climática", "negação climática", "eco-ansiedade", "ecocídio", "extinção", "aquecimento global".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maio Roxo: conheça  as doenças inflamatórias intestinais de caráter imunomediado que mais afetam a população! ]

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!