• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Dificuldade de enxergar é a principal deficiência entre baianos, aponta IBGE

Dificuldade de enxergar é a principal deficiência entre baianos, aponta IBGE

Mais da metade das pessoas relatou problemas de visão, mesmo com uso de óculos ou lentes de contato

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Dificuldade de enxergar é a principal deficiência entre baianos, aponta IBGE

Foto: Reprodução/Ilustrativa

A dificuldade para enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, é a dificuldade funcional mais comum entre as pessoas com deficiência na Bahia, de acordo com o Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, 54,4% das pessoas com deficiência na Bahia relataram dificuldade visual severa ou total, o que equivale a 594.932 pessoas com 2 anos ou mais de idade. Na sequência, aparecem as dificuldades de locomoção (35%), seguidas por limitações para realizar cuidados pessoais ou se comunicar (18,9%), dificuldades motoras para pegar objetos pequenos (18,1%) e, por fim, dificuldades auditivas (16,3%).

A soma de cada dificuldade ultrapassa a proporção das pessoas que têm deficiência porque uma mesma pessoa pode ter mais de uma dificuldade funcional.

Isso ocorria com 3 em cada 10 pessoas com deficiência tanto na Bahia (26,6% das pessoas com deficiência, ou 290.460, tinham duas ou mais dificuldades funcionais), quanto no Brasil (27,5% ou 3.967.001) e em Salvador (26,9% ou 46.363). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário