Dinamarca retira vacina da AstraZeneca/Oxford de seu programa de imunização
País é o primeiro na Europa a tomar a decisão por conta de formação de coágulos sanguíneos

Foto: Reprodução/InfoMoney
A Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (14) que decidiu retirar do programa nacional de imunização a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. O país se tornou o primeiro da Europa tomar a decisão. Em comunicado, a Agência Nacional de Saúde informou que apesar da remoção "não poderia descartar o uso novamente em outro momento".
Segundo as autoridades dinamarquesas, ao todo, 2,4 milhões de doses serão retiradas das unidades de saúde. O uso dos imunizantes da Pfizer e Moderna será mantido. A mudança ocorre uma semana após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) afirmar ter encontrado possível ligação entre vacina da AstraZeneca e relatos de formação de coágulos sanguíneos.
Após o comunicado, órgãos de saúde de países como Austrália, Itália, Espanha, Bélgica e Filipinas, recomendaram os uso apenas para idosos. Outros decidiram por suspenderam a vacinação com o imunizante, até que mais informações sobre possíveis efeitos colaterais estejam disponíveis.