Diretor-Geral da OMS diz que “talvez nunca exista” uma vacina contra covid-19

Ele afirma que vacinas testadas podem não surtir o efeito esperado

[Diretor-Geral da OMS diz que “talvez nunca exista” uma vacina contra covid-19]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda-feira (3), que uma vacina ou cura para a covid-19 podem não se tornar realidade. “Não existe bala de prata no momento e talvez nunca exista”, disse o diretor-geral. 

Ele acrescentou que, no momento, há imunizações na última fase de testes, mas existe a possibilidade de que nenhuma dessas ofereça proteção da forma esperada. De acordo com a organização, 25 vacinas já sendo testadas em seres humanos, sendo seis delas na chamada fase 3 (os últimos ensaios antes da conclusão).

Ghebreyesus também esclareceu que a maioria da população permanece vulnerável à infecção mesmo em países que lidaram com surtos graves. No geral, de acordo com a organização, estudos sorológicos mostram que menos de 10% desenvolveram anticorpos contra o vírus, indicando que tiveram a doença.

A prevalência pode ser maior em meio a alguns grupos, como profissionais de saúde. A OMS, mais uma vez, reforçou a necessidade de aplicar o conjunto das medidas disponíveis que funcionam para suprimir a transmissão do coronavírus até que haja uma vacina ou remédio.  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!