Disputa: Coreia do Sul pretende apresentar queixa contra o Japão
A ministra do Comércio da Coreia do Sul, Yoo Myung-hee, afirmou que a ação japonesa tem motivação política e seria discriminatória contra o seu país

Foto: Reprodução/Pixabay
Continua a se intensificar a disputa comercial entre o Japão e a Coreia do Sul. O governo sul-coreano informou que apresentará queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) quanto ao controle de exportações pelo Japão.
De acordo com o Seul, o Japão violou leis internacionais do comércio ao restringir exportações de três tipos de materiais em julho. Tais produtos são utilizados na fabricação de equipamentos de tecnologia avançada, inclusive semicondutores.
A ministra do Comércio da Coreia do Sul, Yoo Myung-hee, afirmou que a ação japonesa tem motivação política e seria discriminatória contra o seu país. Yoo Myung-hee declarou que sua pasta planeja pedir ao governo japonês que participe de negociações bilaterais a respeito da questão. A participação é um pré-requisito para a apresentação do caso à OMC.
Por sua vez, o governo japonês nega ter violado regras da OMC. Segundo o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Hiroshige Seko, suas medidas estão de acordo com as regras do organismo internacional. Além disso, ele afirmou que vai avaliar a reivindicação sul-coreana, tomando as atitudes apropriadas com base nas regras da OMC.