Djamila Ribeiro é acusada de transfobia após publicar texto em coluna

Ativista escreveu sobre ficar incomodada sobre como as mulheres são resumidas em funções biológicas

Por Da Redação
Ás

Djamila Ribeiro é acusada de transfobia após publicar texto em coluna

Foto: Flip/Divulgação

A ativista e filósofa Djamila Ribeiro foi acusada de transfóbica depois de publicar um texto em sua coluna na Folha de S.Paulo intitulado "Nós, mulheres, não somos apenas 'pessoas que menstruam'". No texto, ela defende que "mesmo com a pretensa ideia de querer incluir homens trans, termo apaga a realidade concreta das mulheres". 

“Confesso que me senti profundamente incomodada, tanto como mulher quanto como teórica feminista. Como mulher, me perturba o fato de sermos restringidas às nossas funções biológicas, como se não fôssemos seres humanos completos, seres sociais e sujeitos políticos”, afirma Djamila no texto.

Para muitos internautas, negar o termo que engloba as mulheres assim como homens trans é transfobia e inviabiliza as necessidades desses grupo de indivíduos.

"Acabei de ler o texto de Djamila Ribeiro na Folha de SP e é absurdo. O movimento feminista e LGBTQIAP+ só se fortalece quando PESSOAS COM ÚTERO, INDEPENDENTE DE SEU GÊNERO, lutam unificadas pelo direito ao aborto, à livre sexualidade, pelo direito ao próprio corpo", escreveu uma internauta.

Por meio das redes sociais, Djamila comentou sobre o assunto depois da repercussão nas redes sociais. “Por que é transfobia? Explique. Só apontar o dedo, dizer que eu sou transfóbica, que eu não respeitei as pessoas trans, quando eu nunca neguei a existência de pessoas trans, inclusive no texto. Eu estou negando um termo, criticando de forma baseada”, afirmou Djamila.

Na oportunidade, ela também comentou que tem sido perseguida por haters e que já entrou com uma ação no Ministério Público Federal contra o Twitter. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário