Documentos do Século XIX custodiados no Arquivo Público passam por restauração
No total, há 22 volumes de documentos

Foto: Reprodução
As Cartas Régias do século XIX (1805 a 1821), custodiadas pelo Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), seguem nos processos de higienização, restauração e preservação dos documentos, que começaram em junho deste ano. O APEB foi contemplado na XXII Convocatória do Programa Iberarchivos de apoio a projetos arquivísticos e, por isso, tem como propósito os serviços de descrição, indexação, restauração, digitalização e encadernação destes documentos.
De acordo com a coordenadora de Processamento Técnico de Acervo, Bárbara Saldanha, foi identificado “um quantitativo total de 707 folhas que passaram por tratamento aquoso; 312 folhas restauradas; 385 folhas passaram por reparos; e 123 folhas planificadas”.
Até o momento, conforme o relatório elaborado pela Coordenação de Processamento Técnico de Acervo (CPTA) do APEB, a unidade concluiu a leitura e a descrição das Cartas Régias, como também as atividades de leitura e a elaboração de descrição arquivística, que foram realizadas e concluídas no universo de 22 volumes de Cartas Régias. O percentual atual de documentos já restaurados é de 8,88%, em relação ao total previsto no projeto aprovado.
As Cartas Régias representam um valor histórico inestimável ao simbolizar o acesso, recuperação e a informação existente nesses documentos que registram o cotidiano da cidade de Salvador no período colonial.