Doenças oculares podem aumentar risco de desenvolver demência, aponta estudo
Dados de 12.364 adultos britânicos com idades entre 55 e 73 anos foram examinados

Foto: Reprodução/Pixabay
Pesquisadores do Reino Unido e do Instituto de Olhos de Guangdong, na China, descobriram que o declínio macular devido à idade, catarata e doenças oculares relacionadas ao diabetes estão associadas ao aumento do risco de desenvolver demência. O novo estudo mostra que a deficiência visual pode ser um dos primeiros sinais da doença.
No artigo que foi publicado em 13 de setembro no British Journal of Ophthalmology, dados 12.364 adultos britânicos com idades entre 55 e 73 anos foram examinados. Eles foram analisados em 2006 e novamente em 2010, e tiveram suas informações de saúde rastreadas até o início de 2021. Dentre os estudados, mais de 2.300 casos de demência foram registrados.
Com os dados, os pesquisadores descobriram que participantes com doenças oculares relacionadas ao diabetes apresentaram o risco de desenvolver demência aumentado em 61%. Já a degeneração macular relacionada à idade aumentou o risco em 26% e a catarata teve um risco 11% maior. O glaucoma não foi associado a um aumento no risco de desenvolvimento de demência.