Dois tremores de terra são registrados em mais um município baiano
Anteriormente, entre os dias 20 e 22 de julho foram registrados tremores em Vera Cruz; a nova ocorrência foi registrada em Jacobina, entre os dias 27 de julho 2 de agosto

Foto: Reprodução / Labsis
O município baiano de Jacobina, localizado no Piemonte da Diamantina, foi alvo de dois tremores de terra, na última semana. Apesar do fenômeno registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), não há relatos de moradores que tenham sentido os tremores.
O primeiro registro do LabSis aconteceu na madrugada de quarta-feira (27), com magnitude estimada em 2.0 magnitude regional (mR), sendo classificado como um tremor de baixo impacto.
A segunda ocorrência foi identificada na madrugada do sábado (2), com magnitude preliminar de 1.9 na escala Richter, também considerado de baixa intensidade.
Nos dias 20 e 22 de julho, demais tremores de terra foram registrados em território baiano. Dessa vez, no município de Vera Cruz, localizado na região metropolitana de Salvador (RMS).
O LabSis/UFRN monitora a atividade sísmica na Bahia e em toda a região Nordeste. Em relação aos tremores que acontecem no município baiano, o laboratório alerta sobre medidas de segurança que devem ser tomadas em caso de reincidência das movimentações na terra. Confira:
-Se proteger embaixo de uma mesa resistente e utilizar uma almofada para proteger a cabeça:
-Após o tremor, verificar se existe algum foco de incêndio na residência;
-Ficar dentro de casa e evitar objetos quebrados;
-Em casos extremos, utilizar portas ou janelas para fugir do imóvel. É necessário ter atenção durante a fuga, pois as portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas.
-Caso esteja fora de casa, evitar ficar perto de paredes, portões ou objetos que tenham possibilidade de tombar;
-Em casos de perigo de incêndio ou tsunami, ir até um local designado para evacuação;
-Lembrar de desligar disjuntor e rede de gás no momento da evacuação, se possível.