Dólar encerra o dia com a maior alta desde maio
Ibovespa volta para baixo dos 120 mil pontos

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Com alta de 0,67%, o dólar encerrou, nesta segunda-feira (16), com o maior valor desde o mês de maio. A moeda norte-americana está sendo cotada a R$ 5,281, valor a que não chegava desde 26 de maio, quando esteve em R$ 5,313. O Índice Ibovespa, indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3, sofreu queda de 1,33% e voltou para baixo de 120 mil pontos, fechando em 119.180,03.
A piora nos indicadores se basearam na tendência de fortalecimento do dólar juntamente ao clima de instabilidade político-fiscal no Brasil.
O desaceleramento da produção e do varejo chinês, em decorrência de novos surtos de Covid-19, juntamente com os conflitos entre o presidente Jair Bolsonaro e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, podem ter ocasionado o aumento no preço da moeda.
Segundo a pesquisa semanal divulgada pelo Boletim Focus do Banco Central (BC), a expectativa do mercado financeiro para a inflação de 2021 alcançou 7% no patamar nesta segunda-feira (16), sendo a 19ª alta na projeção para o Indíce de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Um aumento de 0,69% em relação ao mês passado.