Donald Trump anuncia tarifas de 25% a 100% sobre produtos farmacêuticos, móveis e caminhões importados
As medidas são alvo de críticas

Foto: Donald Trump. Créditos: Creative Commons
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (25) a imposição de tarifas com alíquotas entre 25% e 100% sobre produtos farmacêuticos, caminhões pesados e móveis a partir de 1° de outubro.
A taxa sobre os produtos farmacêuticos de marca ou patenteado será de 100% , com exceção dos casos em que as empresas de outros países já tenham iniciado a construção de fábricas no país.
No caso dos móveis, a tarifa será de 50% sobre pias de banheiro e armários de cozinha e de 30% sobre móveis estofados. De acordo com o presidente, a razão para adoção da medida é “a grande inundação” dos produtos de origem estrangeira no país.
Por fim, caminhões pesados serão taxados em 25% com o intuito de proteger os fabricantes do país da “concorrência desleal”, conforme Trump. Empresas como Peterbilt, Kenworth, Freightliner e Mack serão beneficiadas com a decisão.
A Câmara do Comércio já havia solicitado a Trump para que novas taxas não fossem impostas em relação aos caminhões, importados principalmente pelo México, Canadá, Japão, Alemanha e Finlândia, por não apresentar ameaça à segurança .
Mesmo com críticas e ações contra a Casa Branca na Justiça, a medida está sendo tomada com base na Seção 232 da Lei de Expansão Comercial, sob a justificativa de ameaça à segurança nacional, o que não necessita de aprovação do Congresso.