Donald Trump publica vídeo em que Barack e Michele Obama aparecem como macacos; assista
A publicação ainda mostra teoria conspiratória relacionada às eleições de 2020.

Foto: Donald Trump. Créditos: Gage Skidmore/ Wikimmedia Commons | Reprodução/Redes Sociais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou um vídeo na quinta-feira (5) sobre uma teoria da conspiração relacionada às eleições , no qual o ex-presidente Barack Obama e sua esposa Michelle Obama aparecem como macacos. O material foi compartilhado na plataforma Truth Social.
O vídeo começa com falsas alegações de que a empresa Dominion Voting Systems, responsável pela apuração de votos, teria roubado as eleições de 2020 do presidente.
Nos segundos finais, o rosto dos Obamas parecem sobreposto em corpos de macacos. Além disso, a canção "The Lion Sleeps Tonight", do filme Rei Leão, toca ao fundo.
A publicação foi alvo de críticas dos democratas, incluindo do governador da Califórnia e possível candidato à presidência em 2028, Gavin Newsom. Em uma publicação na conta do gabinete de imprensa na rede X, ele caracterizou o comportamento de
Trump como repugnante e afirmou que o caso deveria ser denunciado pelos próprios republicanos.
"Comportamento repugnante do Presidente. Todo republicano deve denunciar isto. Agora”, escreveu.
Outro que criticou a publicação no X, apontando a conduta racista do gestor e de seus seguidores, foi o ex-conselheiro de Segurança Nacional e aliado de Barack Obama, Ben Rhodes .
"Deixem que Trump e seus seguidores racistas sejam assombrados porque os americanos do futuro verão os Obamas como figuras queridas, enquanto o estudam como uma mancha em nossa história", escreveu.


