Dose de reforço com Janssen é 85% eficaz contra hospitalização por Ômicron, aponta estudo

Proteção dura de 1 a 2 meses após o recebimento do imunizante

[Dose de reforço com Janssen é 85% eficaz contra hospitalização por Ômicron, aponta estudo ]

FOTO: Getty Images

A chefe do Conselho de Pesquisa Médica da África do Sul (SAMRC), Glenda Gray, mostrou nesta sexta-feira (14), durante uma entrevista coletiva do Ministério da Saúde da África do Sul, os resultados de um estudo sobre a quarta onda do novo coronavírus no país. Os dados mostram que uma dose de reforço da vacina da Janssen contra a Covid-19 é  85% eficaz na proteção de hospitalização causada pela variante Ômicron.

De acordo com Gray, a proteção dura de 1 a 2 meses após o recebimento do imunizante. “Estamos muito felizes em relatar níveis muito altos de eficácia da vacina contra a Ômicron”, disse a especialista. O estudo envolveu 477.234 profissionais de saúde, todos vacinados com o imunizante da Janssen.

Do total, 236.000 dos profissionais receberam a  dose de reforço. Ainda na coletiva, Gray analisou as hospitalizações entre os profissionais de saúde que foram infectados durante a quarta onda e descobriu que a vacina de reforço reduziu as hospitalizações em 63% nas primeiras duas semanas após o reforço, subindo para 85% depois disso, entre um e dois meses. Até agora, as autoridades sul-africanas mantiveram a preferência pela vacina da Pfizer,  administraram 21 milhões de doses, três vezes mais do que as cerca de 7 milhões de doses da vacina da Janssen.
 


Comentários