• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Dourados é a 1ª cidade brasileira a aplicar vacina em massa contra dengue

Dourados é a 1ª cidade brasileira a aplicar vacina em massa contra dengue

Ministério da Saúde projeta iniciar a vacinação em outras localidades do país em fevereiro

Por Da Redação
Ás

Dourados é a 1ª cidade brasileira a aplicar vacina em massa contra dengue

Foto: Reprodução EPTV

Dourados, a cerca de 200 km de Campo Grande, torna-se a primeira cidade do Brasil a começar a vacinação em massa contra a dengue. Os 35 postos de saúde da cidade iniciaram o processo de imunização nesta quarta-feira (03). O município fez uma parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável por desenvolver a vacina Qdenga.

Com uma população de 243.368 mil habitantes, a previsão é vacinar 150 mil moradores, com idades entre 4 e 59 anos, utilizando cerca de 90 mil doses da vacina que devem chegar na mesma data.

A imunização em Dourados está disponível para os residentes que se apresentarem nos postos de saúde com documento de identificação e comprovante de residência.

O município será responsável pelo planejamento e aplicação da vacinação, seguindo um cronograma alinhado com as pesquisas.

Anunciada no início de dezembro, a ação teve um respaldo posterior do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina Qdenga no Plano Nacional de Imunizações (PNI), além de doações de seringas e agulhas pelo próprio laboratório.

A Qdenga, disponibilizada para a vacinação, requer duas doses, com um intervalo de 3 meses entre elas, sendo comercializada na rede privada por R$ 450. Aprovada pela Anvisa, é indicada para faixa etária de 4 a 60 anos e compreende quatro sorotipos do vírus da dengue.

Nos ensaios clínicos, a Qdenga apresentou eficácia geral de 80,2% contra todos os sorotipos da dengue após 12 meses da segunda dose, reduzindo as hospitalizações em 90%.

O Ministério da Saúde projeta iniciar a vacinação em fevereiro de 2024 em outras localidades do país, prevendo, inicialmente, imunizar 3,1 milhões de pessoas com a Qdenga. O SUS disponibilizará 6,2 milhões de doses ao longo de 2024, seguindo um cronograma de entregas da fabricante: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1,65 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário